Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Filosofia: Um conceito.





Filosofia: Um conceito.
Jonas Dias[1]
                Se colocarem vários pensadores para dizer o que é Filosofia. É provável que não concordem entre si. A filosofia é parte inerente de nossa vida. E não importa qual seja a sua crença particular. A cada segundo de sua existência você filosofa. Quem não filosofa morre.
                Contudo, morrer se dá de várias maneiras. Podemos morrer para a nossa vontade de viver. E, quanto mais sabemos, sabemos que nada sabemos.  O que é Filosofia?
Quantos envelheceram tentando descobrir esta resposta. Acredito na impossibilidade de encontrar uma resposta precisa, certa e absoluta sobre o que é filosofia.   Muitos já disseram que a filosofia é amiga do saber. Amor pelo saber.  A junção do termo grego philia que significa amor fraterno, com Sophia que significa sabedoria. Não espere ser a filosofia um arcabouço de conhecimentos, ela está além disso. O dever da filosofia é nos conduzir por uma inquietação diante da vida. Leva-nos a posicionar. Conduz a questionar o óbvio. Leva-nos a fugir da unanimidade. Leva-nos a não sermos mais um no senso comum. E olha que não afirmo que o senso comum não possui sabedoria ou não tenha razão. Podemos até aceitar o que o senso comum diz. Mas não sem investigar. Afinal, a filosofia é antes de qualquer conceito, investigativa.
                Para Aristóteles a filosofia é o saber racional, a ciência em seu sentido mais geral. Difere totalmente da religião. Enquanto a filosofia repousa sobre a experiência e a razão, a religião alicerça-se sobre a revelação e a fé. É por isto que aceitamos a o filósofo cristão. E também porque vivemos num Estado democrático de Direito. 
                Não podemos é vulgarizar a palavra filosofia. O método do técnico de futebol em treinar seus comandados não é “filosofia”. Exceto para seus pupilos. Portanto a filosofia das entrevistas futebolísticas não é esta nossa filosofia.
                Mas a filosofia que falamos, aquela que possui as suas raízes na Grécia antiga, possui como centro três eixos fundamentais: Ética, Estética e Lógica. E qualquer homem pode almejar a ter este saber filosófico. O saber não se conquista sem esforço. Não há como aprender sem debruçar sobre uma leitura sadia e de bons livros.  Aristóteles afirmou que o homem por ser um animal racional “tende” ao saber. Portanto, tender ao saber é também desejá-lo e obtê-lo. Não há como filosofar se somos tomados por uma preguiça intelectual.
Mas isto é outro assunto...

               

               




[1] Graduado em Filosofia pela UFSJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofe conosco. Mas saiba que filosofia pressupõe ser refutado. Respeite o direito de cada um. Seja educado. Lembre-se que debatemos ideias e não pessoas. A liberdade de expressão não livra o sujeito dos ditames legais.